Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Geofísica

Área do conteúdo

Sobre o LGPSR

Data da publicação: 26 de dezembro de 2022 Categoria: Sem categoria

 

O Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto (LGPSR) originou-se no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1979. À época, segundo o Professor Dr. Mariano Castelo Branco, as raras instituições de fomento e os poucos recursos orçamentários empunhavam à UFC uma sensível timidez no que tange à concepção de projetos. Principalmente por isto, a ideia inicial de atuação do Laboratório limitou-se à Geofísica Aplicada, direcionada à pesquisa de águas subterrâneas.

Em 1989, no entanto, época em que teve completado o ciclo da formação acadêmica que lhe era exigido, pôde o LGPSR usufruir de condição mais favorável. Isto em decorrência do avanço tecnológico experimentado pelo Brasil, que impôs seus reflexos na atividade científica, fazendo com que surgissem outras demandas e oportunidades. Daí, motivado pelos interesses de instituições financiadoras que responderam afirmativamente às propostas apresentadas nos seus projetos, o Laboratório expandiu de forma significativa o seu universo de atuação.

As áreas de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográficas (SIG), Cartografia Digital e Processamento Digital de Imagens (PDI) foram incorporados às demais possibilidades de atuação já em experimento, estabelecendo assim as bases para a consolidação da sua natureza acadêmica por um lado, e de outra parte, pondo em foco sua visibilidade como projeto de consistência, além dos muros da UFC.

Outro avanço significativo foi observado quando começaram a se tornar de interesse do país as ações referentes aos cuidados com a conservação e degradação do meio ambiente. Tais preocupações ensejaram legislações específicas que ampliaram à procura por pesquisas geológicas e geofísicas. Estas, aliadas àquelas advindas da quebra do monopólio do petróleo e da criação de programas de infraestrutura, definiram a amplitude de ação do Laboratório.

Portanto, a partir disso, novos projetos e trabalhos técnicos foram realizados pelo LGPSR, conseguindo grandes investimentos em infraestrutura, e, tornando um dos poucos laboratórios de Geofísica no Brasil a possuir uma ampla variedade de equipamentos geofísicos.

 

INFRAESTRUTURA

 

A infraestrutura física do LGPSR conta com uma edificação de 600 m2 de área coberta em terreno com 2500m2, no Campus Universitário do Pici em Fortaleza-Ceará. Possui espaços destinados a pesquisadores, bolsistas, técnicos em geologia, e equipamentos de geofísica (instrumentação) e de informática, espaço para reuniões, auditório além de uma biblioteca em Geofísica e Sensoriamento Remoto. Neste laboratório funcionou durante quatro anos a Divisão Nordeste Setentrional da Sociedade Brasileira de Geofísica. O LGPSR teve sua infraestrutura montada e baseada em projetos de pesquisa e de extensão através de várias fontes de financiamento (públicas e privadas). São desenvolvidos projetos de pesquisa, de extensão, de contratos e de formação de recursos humanos. Nossa parceria com fundações de apoio, parques tecnológicos e empresas da área é realidade há tempos. Temos uma empresa incubada com viés geologia & geofísica para a mineração e engenharia.

 

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo