Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Geofísica

Área do conteúdo

Projetos PD&I

Data da publicação: 23 de maio de 2024 Categoria: Projetos PD&I

Linhas de Pesquisas:

Geofísica Rasa (Near-surface geophysics)

Geofísica aplicada a hidrogeologia (hydrogeophysics)

• Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE): Aquisição e Processamento de Dados Gravimétricos e Planialtimétricos nas Bacias Sedimentares de Cedro e de Carnaubeira da Penha (PE) – Banco Mundial/Governo do Estado de Pernambuco.
• Levantamentos geofísicos na porção oriental da Bacia Sedimentar do Parnaíba – Área I – Projeto hidrogeologia em bacias sedimentares do Nordeste – borda oriental da Bacia do Parnaíba. CPRM/FCPC/LGPSR/UFC.
• Levantamento Hidrogeológico do Estado do Espírito Santo. Petrobras/FCPC/FCAA/LGPSR/UFC.
• Projeto levantamento hidrogeofísico de pesquisa para avaliação hidrogeológica de uma retroárea na região do Porto Ubú – UN/ES Petrobras.FCPC/LGPSR/UFC.
• Projeto Comportamento de Bacias Sedimentares da Região Semiárida do Nordeste brasileiro. Bacias Sedimentares de Araripe, Lavras da Mangabeira e Potiguar. PROJETO CTHIDRO Convênio No 01.04.0623.00 – CPRM/FINEP. REDE COOPERATIVA DE PESQUISA. Ministério de Minas e Energia. FCPC/MME/LGPSR/UFC.
• Métodos geofísicos e de sensoriamento remoto aplicados à pesquisa de água subterrânea em zonas cristalinas semiáridas. Editais/Chamada / CTHIDRO / Edital MCT/CNPq/CT-HIDRO 02/2003.
• Avaliação geofísica e hidrogeológica das águas subterrâneas no semiárido cearense da região de Irauçuba: disponibilidade e qualidade. EDITAL FUNCAP nº 03/2002 – Proc. N. 127/02 Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa – FUNCAP.
• Projeto Comportamento de Bacias Sedimentares da Região semiárida do Nordeste brasileiro Geofísica: Métodos Elétricos e Gravimétrico. Rede Cooperativa de Pesquisa Projeto CTHIDRO. Convênio No 01.04.0623.00. Ministério de Ciência e Tecnologia, Fundo Setorial.
• Métodos Geofísicos (Elétricos e Eletromagnéticos), geológicos e de sensoriamento remoto aplicados à pesquisa de Água Subterrânea em zonas cristalinas semiáridas. Proc. N. 478879/01-6 (NV). CNPq/LGPSR/UFC.
• Mapeamento de plumas contaminantes de hidrocarbonetos a partir de métodos eletromagnéticos. Projeto aprovado no edital CTPETRO/CNPq – 465569/00-5. CNPq/LGPSR/UFC.
• Processamento de dados geofísicos (aéreo e terrestre) e sua aplicação no estudo da potencialidade do aqüífero fissural do semi-árido nordestino. Processo 476398/2003-7 Modalidade APQ. Edital CNPq Universal 01/2002.CNPq/LGPSR/UFC.
• Geofísica para prospecção de água subterrânea. CNPq/PADCT III Proc. N. 620154/97-7. CNPq/LGPSR/UFC.
• Reconhecimento Geofísico e Hidrogeológico da Região Costeira entre Fortaleza e Paracuru – Norte do Ceará. CNPq/LGPSR/UFC.

Geofísica aplicada ao meio ambiente (environments)

• Projeto GEOFAMB – Monitoramento de áreas contaminadas por métodos geofísicos, hidrogeologicos e geoquímicos aplicados ao meio ambiente. Rede Cooperativa FINEP de monitoramento ambiental de áreas sob influência da indústria petrolífera. CONVÊNIO FINEP/FNDC/FCPC/LGPSR/UFC.
• Imageamento Geofísico Elétrico e Eletromagnético aplicado à cartografia de plumas de contaminação em aterro sanitário da zona costeira de Aquiraz, Região Mteropolitana de Fortaleza, Ceará. CNPq/LGPSR/UFC.
• Caracterização geoambiental interdisciplinar do cemitério Bom Jardim. CNPq/LGPSR/UFC.
• Programa de monitoramento geo-ambiental das atividades de exploração e produção de petróleo nas Bacias do Ceará e Potiguar. Programa CTPETRO Edital CTPETRO/CNPq/FINEP 03/2001.
• Projeto Imageamento geofísico elétrico e eletromagnético aplicado à cartografia de plumas de contaminação em aterro sanitário da zona costeira de Aquiraz – região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Edital CNPq Universal 2009 Processo 479283/2008-7,
• Projeto Mapeamento de plumas de contaminação utilizando técnicas geofísicas eletromagnética no distrito de Pontal do Ipiranga município de Linhares – Estado do Espírito Santo. Petrobras/FCPC/LGPSR/UFC.
• Mapeamento de plumas de contaminação utilizando técnicas geofísicas eletromagnética no distrito de Pontal do Ipiranga Município de Linhares – Estado do Espírito Santo. UN/ES Petrobras/FCPC/LGPSR/UFC.

Geofísica aplicada às obras de engenharia

• Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) e Plano Básico Ambiental (PBA) para a Área de Influência do Sistema de infraestrutura de Desembarque e Interligações de Vias para Transporte de Equipamentos de Grande Porte – Área do Cais da Refinaria Premium II do Estado do Ceará – Petrobras.
• Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) e Plano Básico Ambiental (PBA) para as Áreas de Influência da Retroárea (Área Auxiliar) da Refinaria Premium II do Estado do Ceará – Petrobras

Geofísica aplicada ao monitoramento costeiro (coastal environments)

• Projeto ZEE – Zoneamento Ecológico da Região Costeira do Estado do Ceara. Convênio com SEMACE – Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e a FCPC – Fundação Cearense de Pesquisa, LABOMAR-UFC – Instituto de Ciências do Mar /FCPC/LGPSR/UFC.

Geofísica aplicada às energias renováveis

• Advanced study of shallow geothermal reservoirs by means of geophysical and remote sensing techniques. National Program: Sviluppo e sperimentazione di tecniche geofisico-geologiche integrate per l’energia geotermica: esplorazione, valutazione e monitoragge. LGPSR/UFC/Universidade de Cagliari.
• Estudo de impactos ambientais para licenciamento ambiental de parque eólico marítimo no município de Acaraú/CE

 

Geofísica de Exploração

Geofísica do Petróleo

• Projeto GEOFMEL: Integração de métodos geofísicos eletromagnéticos, elétricos, potenciais e sísmicos aplicados à pesquisa de petróleo nos campos produtores da Bacia Potiguar, Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. TERMO DE COOPERAÇÃO: 0050.0071937.11.9 Petrobras/CENPES/FCPC/LGPSR/UFC.
• Imageamento GPR-3D de etruturas sedimentares e tectônicas de análogos a reservatórios siliciclásticos na Bacia Potiguar. CNPq/LGPSR/UFC.
• Aquisição e o compartilhamento de dados e informações relacionadas à hidrogeologia para perfuração, uso e manutenção de poços tubulares profundos, com utilização de água para atividades de exploração e produção de petróleo, no âmbito da unidade de negócio de negócios da Petrobras do Espírito Santo UN/ES. Petrobras/FCPC/LGPSR/UFC.
• Inversão Conjunta (Gravimetria e Resistividade) e Modelagem Sísmica na Porção Pós-Rifte da Bacia Potiguar – RN/CE: Investigação de Estruturas Acumuladoras de Petróleo e Água Subterrânea. CNPq/LGPSR/UFC.
• A deformação terciário-quaternária e a evolução do campo de tensões na faixa litorânea cearense: implicações para o fraturamento e migração de fluidos. Programa CTPETRO Edital CTPETRO/CNPq 01/2001.CNPq/LGPSR/UFC.
• Mapeamento e Parametrização da Deformação Rasa Pós-Campaniana na Bacia Potiguar: Uso na Modelagem Geológica de Reservatórios Análogos da Formação Açu. Programa CTPETRO Edital CTPETRO/CNPq 01/2001.CNPq/LGPSR/UFC.

Geofísica Regional e Análise de Bacias

• Modelos Tectônicos a partir de Aquisição Magnetotelúrica, Província Borborema: Processo CNPQ: 71551-432

• Imageamento geofísico magnetotelúrico e gravimétrico aplicados ao conhecimento de estruturas litosféricas do NE da Bacia do parnaíba

• Estudo geofísico com modelagens de dados geofísicos na região da bacia do Cococi/CE:enfoque aos métodos potenciais gravimétrico e magnetométricos

• Caracterização geológica da estrutura circular de São Miguel do Tapuio – Piauí

Sobre os Projetos de Pesquisa ao longo dos anos

Ao longo de várias décadas, o Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto (LGPSR) tem se destacado em pesquisa no campo da geofísica aplicada. Isso se deve ao uso de diversos equipamentos adquiridos com recursos de projetos, contratos e termos de cooperação. Nosso trabalho e nossas pesquisas são práticas, realizadas em campo, além de serem desenvolvidas em laboratórios e escritórios.

Formamos profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho e mantemos contato direto com empresas privadas e públicas, tanto nacionais quanto internacionais. Recebemos gerentes, executivos e profissionais de empresas de forma rotineira, com a participação ativa de alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de funcionários.

Nossos equipamentos são utilizados em projetos que vão desde a iniciação científica e tecnológica até a docência, mestrado, doutorado e a produção de inúmeros artigos, muitos dos quais publicados em revistas internacionais de renome. Somos reconhecidos internacionalmente pela excelência de nossas pesquisas e colaborações.

Muitos desses projetos são realizados com o objetivo de promover colaborações, ajuda mútua e treinamento. Exemplos disso incluem parcerias com a Prefeitura do Campus do Pici, o Gabinete do Reitor e diversas administrações, a Faculdade de Medicina (NPDM), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e diversos grupos de arqueologia, como o projeto “Segredo das Areias” no Rio Grande do Norte, entre outros.

Além disso, temos uma empresa incubada no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) e no Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC, que atualmente dispõe de um pool de equipamentos geofísicos ainda maior do que os do próprio laboratório. Ambos estão preparados para enfrentar os desafios tecnológicos atuais e para a formação de recursos humanos qualificados.

Realizamos significativos trabalhos de pesquisa em geofísica forense com nossos equipamentos, atendendo às demandas do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça e do Exército Brasileiro, além de atender a solicitações do Governo Federal e da ONU/UNESCO. Durante dois anos consecutivos, atuamos em regiões amazônicas do estado do Pará, utilizando exclusivamente nossos equipamentos e contando com o empenho de nossa equipe e estudantes. Esses trabalhos, como muitos outros, foram realizados sem qualquer objetivo financeiro, o que resultou em problemas com os equipamentos devido ao uso excessivo, sem que os custos fossem considerados.

Atualmente, também trabalhamos de forma voluntária em projetos semelhantes com a 10ª Região Militar aqui em Fortaleza, no campo das investigações arqueológicas. Todos os nossos projetos e fontes de financiamento são totalmente transparentes e amplamente conhecidos, estando listados na plataforma Lattes do CNPq, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como nos currículos de diversos profissionais, alunos, ex-alunos de mestrado e doutorado, professores e funcionários.

Por fim, seria difícil enumerar quantos estudantes de graduação, bolsistas de Iniciação Científica do CNPq/UFC/FUNCAP, de inovação tecnológica, de iniciação à docência, voluntários, mestrandos, doutorandos, instituições e outros usuários utilizaram nossos equipamentos ao longo dos anos.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo